Símbolos Municipais de Cajamar
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Cajamar.
Bandeira de Cajamar
A autoria da Bandeira de Cajamar é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Cajamar se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
![](/multimidia/sp-cajamar-bandeira-qMeRjEo1.jpg)
A Bandeira do município de Cajamar tem as oitava de branco, com o retângulo central da mesma cor, onde se aplica o brasão, e de onde partem oito faixas vermelhas e carregadas de sobre-faixa azul, que servem de separação das oitavas. As faixas são dispostas duas a duas, sendo verticais, horizontais, em banda e em barra.
Para a confecção da Bandeira são necessários os seguintes módulos: altura, nove módulos; comprimento, treze módulos, seguindo-se as proporções do desenho abaixo:
Download da Bandeira
Brasão de Cajamar
A autoria do Brasão de Cajamar é de 0. A regulamentação do Brasão de Cajamar se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Cajamar é [ aguarde atualização ].
![](/multimidia/sp-cajamar-brasao-saHXIbzJ.jpg)
O Brasão de Cajamar apresenta Escudo Sanítico, em campo de prata uma cruz do cristo, acontonada de 04 araçás de sinople manchados de sable; chefe de blau carregado de duas estrelas de ouro coroa mural de prata de quatro torres fenestradas de sable, ladeando o escudo, como suportes, dois ramos de araçazeiros floridos e frutados, de sua cor-listel de golpes com a legenda JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR, de prata. A forma sanítica do escudo é a forma tradicional dos brasões brasileiros de domínio. O campo de prata representa a lealdade e a lisura dos habitantes de Cajamar. A cruz da ordem de Cristo, de goles (vermelhos) vazia de prata, é o símbolo dos portugueses colonizados, dos bandeirantes paulistas que arvoraram em suas bandeiras essa mesma cruz, por tal razão tomada por símbolo no brasão de domínio do Município de São Paulo, a cujo território pertenceu Cajamar.
Os quatros araçás de sinople (verde) manchado de sable (preto) acantonados, outrora abundante em araçás e símbolo parlante da toponímia Municipal, cai-a-mar. Cai, manchado tostado; a, fruto, mar, colorido pintado.
O araçá é fruto com essas características. O chefe do blau (azul) representa o idealismo do povo de Cajamar e a cor campo do brasão de domínio do Município de Parnaíba e cujo território pertenceu a Cajamar.
As duas estrelas de ouro representam as duas soberanias a Estadual e a Federal, sendo que a Estadual é seu próprio timbre e a Federal, o seu ornamento exterior. A coroa mural de prata, de quatro torres, é o símbolo da soberania Municipal, com suporte dos ramos de araçazeiros floridos e frutados de sua cor.
Listel de goles, com a legenda de prata JUSTITIA ET FIDE CONSERVABITUR (conserva-se-à com fé e justiça).
Download do Brasão
Hino de Cajamar
A autoria da letra do Hino de Cajamar é de Nelson Lima e a autoria da música do Hino de Cajamar é de Nelson Lima. A regulamentação do Hino de Cajamar se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Letra
Cajamar, berço de bravos tenho orgulho deste chão
Nosso céu de estrelas brilhantes dos teus montes verdejantes
É tão sublime ao vento ver nosso brasão.
Cajamar que tantos sonhos em teus trilhos conduziu
Nosso suor gerou cimento, para o desenvolvimento
Das divisas do Brasil.
Do verde que renasce dos teus montes
Se fez papel pro mundo escrever
São de tantas riquezas suas fontes
Que nosso nome sempre há de crescer.
A luta dos pelegos e queixadas
Lembranças que não vão se apagar
Por todos que honraram a terra amada
Se hasteia a bandeira de Cajamar.
Cajamar, de um povo unido sempre pronto a servir
Reconstruindo a cada dia nossa história com harmonia
Firmes na luta de crescer e progredir.
Cajamar, seu campo verde onde brotou o araçá
Hoje é semente do futuro e nossa gente sente orgulho
De viver nesse lugar.
Seu nome é endereço do progresso
Destaque entre as cidades da nação
Receberás do céu eterna benção
Do padroeiro São Sebastião.
Download do Hino
Última Atualização
14/02/2025 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria