A Constituição de 1988 considera o município como a unidade da federação com menor abrangência territorial. Através das relações de municípios existentes, a cada ano é possível acompanhar a criação e supressão de municípios ao longo do tempo. [IBGE]
SÍMBOLOS MUNICIPAIS
Selecione sua dúvida
A Constituição de 1988 considera o município como a unidade da federação com menor abrangência territorial. Através das relações de municípios existentes, a cada ano é possível acompanhar a criação e supressão de municípios ao longo do tempo. [IBGE]
Consistem em unidades administrativas internas ao município. As Constituições estaduais podem disciplinar a criação dos distritos, adicionando critérios de criação, alteração ou supressão. São cadastrados no banco de dados do IBGE as unidades que possuem representação cartográfica e que são encaminhados à instituição pelo poder público municipal. [IBGE]
Os subdistritos são unidades geográficas que dividem integralmente o território do distrito ou do município. Até o ano de 2016 o critério admitia zonas e regiões administrativas que não necessariamente se enquadrassem na divisão distrital ou municipal. Optou-se, a partir do ano mencionado, por restringir o critério em virtude de fatores operacionais de vinculação com a malha de setores censitários. Os subdistritos são cadastrados no banco de dados do IBGE desde que possuam representação cartográfica e que sejam encaminhados à instituição pelo poder público municipal. [IBGE]
A cidade é a área urbana de um município, e não qualquer área urbanizada, mas sim aquela delimitada por um perímetro urbano, que também é legalmente estabelecido e separa a cidade do campo. Portanto, o município é composto pelo campo (área rural) e pela cidade (área urbana).
A criação é apenas um ato documental. Já a instalação acontece quando há a nomeação de administradores da localidade.
Conjunto de notações impressas ou manuscritas, em pentagramas ou pautas com as partes de uma composição a serem executadas por instrumentos e/ou vozes, grade; qualquer folha impressa ou manuscrita com notação musical; a composição musical propriamente dita.
A diferença entre altura e altitude é que a altura é medida de um ponto qualquer, já a altitude sempre é medida a partir do nível do mar. Observe que na figura acima estão demarcados os pontos A, B, C, possuindo cada ponto as seguintes altitudes: Ponto A: 400m de altitude. Ponto B: 600m de altitude. Ponto C: 900m de altitude. Concluí-se então que quando estamos na praia estamos a 0m de altitude. Para designar um ponto abaixo do nível do oceano é utilizado o termo Altitude Negativa ou ainda profundidade. Pelo fato do relevo do nosso planeta não ser totalmente plano possuímos uma grande variedade de altitudes diferentes. Picos Mais Altos do Planeta: Veja abaixo os pontos de maior destaque do nosso planeta em termos de altitude: Monte Everest: Localizado na Cordilheira do Himalaia, na fronteira entre os países Nepal e Tibete, este último pertencente à China, possuí 8848m de altitude, sendo a montanha mais alta do mundo. Monte Godwin-Austen: Mais popularmente conhecido com K2. Localizado em uma montanha da cordilheira do Himalaia, possuí a altitude de 8611m, sendo a segunda mais alta montanha do mundo. Kanchenjunga: Também faz parte da Cordilheira do Himalaia, mais precisamente entre a fronteira do Nepal e Índia, tendo 8.586 m de altitude, recebendo o título de terceira montanha mais alta da Terra. Publicidade: Picos Mais Altos do Brasil: No Brasil também existem pontos de elevada altitude, porém nada comparado aos picos existentes no Himalaia, veja abaixo três das maiores altitudes do relevo brasileiro. Pico da Neblina: Está localizado na Serra do Imeri, que fica na cidade de São Gabriel da Cachoeira, Estado do Amazonas, nas fronteiras do Brasil, Colômbia e Venezuela, possui 2993m de altitude, sendo o ponto de maior altitude em território brasileiro. Neste mesmo local está localizado o Parque Nacional do Pico da Neblina. Altitudes de 5300 Cidades Brasileiras Altitudes de Cidades Por Estados O que é Latitude? O que é Longitude? Pico 31 de Março: Localiza-se na mesma Cadeia de Montanhas onde está o Pico da Neblina, na Serra do Imeri, possuí 2.972m de altitude, sendo apenas 21m mais baixa que o Pico da Neblina, recebendo o título de segunda maior montanha do Brasil em altitude. Pico da Bandeira: Está localizado em Minas Gerais, no Parque Nacional do Caparaó, tendo 2891m de altitude, recebendo o título de terceira maior montanha brasileira.
A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo representativo de um estado soberano, ou país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, coroa, reino, ou seja todo ente constituído seja uma nação e seu povo, até mesmo uma família tradicional, desde que reconhecidos pelos entes interagidos por Lei ou tradição. O estudo das bandeiras é conhecido como vexilologia, da palavra latina vexillum, insígnia das Legiões Romanas.
Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado - obedecendo às leis da heráldica - com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homónima usada pelos guerreiros medievais. No entanto, o desenho pode ser representado sobre outros suportes, como bandeiras, vestuário, elementos arquitectónicos, mobiliário, objectos pessoais, etc.. Era comum, sobretudo nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha, o vestuário de protecção usado pelos homens de armas. Por isso, os brasões também são, ocasionalmente, designados por cotas de armas. Em sentido restrito, o termo brasão refere-se apenas à descrição do desenho inserido no escudo de armas. No entanto, em sentido lato, pode designar-se por brasão a descrição do conjunto das armas, incluindo, além do escudo, os elementos exteriores.
Hino é uma composição musical. O hino pode ser de espírito religioso, escrito especificamente para louvor ou adoração tipicamente endereçado a um deus ou outra personalidade. Além dos hinos religiosos, existem hinos patrióticos, desportivos e outros.
Heráldica é a ciência do brasão. É também um campo de expressão artística, um elemento da lei medieval e das dinastias reais até o presente. Mais recentemente, foi admitido nas ciências anexas da história, juntamente com sigilografia, vexilologia, farmacêutica e diplomatica. Desenvolveu-se durante a Idade Média em toda a Europa até se tornar um código coerente de identificação de pessoas, incorporado progressivamente por estados da sociedade feudal como a nobreza e a Igreja Católica para a identificação de linhagens e membros da hierarquia, sendo também adotada por Outros grupos humanos, como guildas e associações, além de serem adotados para a identificação de cidades, municípios e territórios.
A vexilologia é o estudo das bandeiras em seu sentido mais amplo. É uma disciplina auxiliar da história, embora hoje também seja entendida sua relevância como parte da semiótica. A pessoa dedicada a esta atividade é chamada de vexilologista. O termo vexilologia vem do vexillum latino e dos logos gregos.