Símbolos Municipais de Botucatu
Esta página apresenta bandeira, brasão e hino do município de Botucatu.
Bandeira de Botucatu
A autoria da Bandeira de Botucatu é de [ aguarde atualização ]. A regulamentação da Bandeira de Botucatu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].

Em campo de blau, círculo de ouro ao centro, cortado por faixa do primeiro, movente da sinistra à destra, escalonado em cores ao centro. O azul representa o céu diáfano de Botucatu. O círculo em ouro representa a união dos munícipes, as riquezas naturais e os valores tradicionais. A faixa azul, que corta o círculo, representa o perfil da cuesta, impressiva característica geográfica de Botucatu.
Download da Bandeira
Brasão de Botucatu
A autoria do Brasão de Botucatu é de 0. A regulamentação do Brasão de Botucatu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ]. O Listel do Brasão de Botucatu é [ aguarde atualização ].

O terceiro brasão de Botucatu vigora desde 1983 até os dias atuais e foi criado pela Lei nº 2.397, durante a gestão do então prefeito Antônio Jamil Cury. O artigo 3o da referida lei esclarece o significado de cada parte do brasão:
“O escudo português indica a cultura que fundamentou a comunidade pátria e local, cuja categoria de município é atestada pela coroa mural. As portas das torres, abertas em azul, asseguram a hospitalidade aos que chegam. O campo azul reflete o céu e o clima que inspiraram ao indígena o nome Ybytu-katu, significando bons ares. O fuso de prata, símbolo do trabalho e de Sant’Anna, a padroeira, nele reverencia os fundadores da cidade e nela celebra as virtudes de Mãe e Mestra. O verde do cerrado acentua a fertilidade da terra e evoca o dilatado território original botucatuense, matriz de muitos outros municípios. A faixeta de prata evidencia o perfil da Cuesta, impressiva característica geográfica da região, recordando, ainda, caminhos que mesmo antes do descobrimento do Brasil, cruzando o chão municipal, serviam ao intercâmbio de conhecimentos e de riquezas. Os ramos de cafeeiro, frutificados em amarelo-ouro, realçam a variedade chamada “Café Amarelo” ou “Café Botucatu”, privilégio das lavouras locais. O topônimo “Botucatu”, em prata sobre listel azul, valoriza o respeito dos munícipes pelos legados do passado, reafirma o seu zelo pelas singularidades da terra e a perseverança pelos valores espirituais e fraternos, garantias de futuro".
Download do Brasão
Hino de Botucatu
A autoria da letra do Hino de Botucatu é de Cláudio Fanelli, Antônio Carlos Blasi e a autoria da música do Hino de Botucatu é de Cláudio Fanelli, Antônio Carlos Blasi. A regulamentação do Hino de Botucatu se dá pela Lei [ aguarde atualização ] de [ aguarde atualização ].
Letra
Instituído pela Lei Municipal nº 4.568, de 24 de junho de 2004, tem letra e música de Cláudio Fanelli e participação de Antônio Carlos Blasi.
Botucatu,
Nascida neste meu sertão
Em cima da Serra,
Onde os ventos fortes
Sopram em forma de canção.
No teu solo fértil,
Contadas histórias,
Vitórias e seduções.
Os teus rios,
Os teus campos,
Tuas matas naturais.
Em teu solo, riquezas demais!
Botucatu,
És forte em tua tradição
De doar ao mundo
Poetas, professores,
Doutores e também lições.
E no teu ser, e no teu ser,
Herança de teus ancestrais.
Tua Cuesta,
Tua trilha, caminho que a ti conduz,
Representam teu passado,
Tanta glória e luz.
Botucatu,
És fonte de inspiração
Para os teus filhos.
És a protetora,
Mãe de tantas gerações,
E quem te viu, e quem te viu,
De ti não se esquece jamais!
Cidade dos Bons Ares!
Cidade das Escolas!
És o orgulho deste meu país,
Botucatu!
Download do Hino
Última Atualização
21/02/2025 00:00
Compartilhar
Reivindicar Autoria